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sexta-feira, 15 de abril de 2011

Porque as mulheres não podem deixar de consultar Ifá

Òrunmilá foi convidado pela morte pela adivinhação,  e ela disse que a esposa de Òrunmilá somente poderia se intrometer se ela soubesse as razoes para uma adivinhação correta sobre a morte dele. Òrunmilá  ficou perturbado com a mensagem e decidiu ele mesmo consultar Ifá para essa missão. O Odú-Ifá Èjiogbé apareceu, Òrunmilá foi instruído para fazer algum sacrifício. A galinha foi assada inteira e dada a Òsunláyò, mulher de Òrunmilá que ela desceria ao longo do ria quando quisesse ir ao banheiro, ela encontraria a esposa da morte quando descesse o rio. Ela exigiu alguma comida de Òsunlayió e ela deu a galinha  assada quando chegou a hora. Assim a esposa da morte revelou o segredo de seu marido, Òrunmilá. Òsunlayó foi para casa e contou para seu marido . Ela  tornou isso publico no dia no dia das revelações e teve o mundo todo como testemunha que òrunmila não retornaria para casa vivo. Apesar de orunmilá saber do segredo, ele estava hipnotizado pela morte e como resultado de seu nervosismo ele esqueceu completamente.  Como uma boa esposa, e sem segundas intenções com Òrunmilá, Òsunlayá também veio para ajudar seu marido. Quando Òrunmila viu sua esposa, ele usou a sua  sabedoria e disse que lançar Ifá seria muito fácil para uma mulher tão inteligente quanto ela, que ela poderia fazê-lo . Então ele chamou sua esposa e disse “você minha mulher, venha e entoe Èjiogbé e  conte-nos o que  Ifá diz das intenções da morte”.
Todo mundo , inclusive a morte ficou surpreso com o jogo de Òrunmilá com a vida de sua esposa. Òsunlayá  duvidosamente ,mas com muito respeito veio e contou a todo mundo os três motivos pelos quais a morte chamou o seu marido. Todo mundo ficou surpreso , ela havia feito corretamente. Entoa Òrunmila começou a se gabar que sua esposa havia feito corretamente, o que todos não esperavam de um grande homem como ele. Òrunmila retornou para casa em segurança com a sua esposa e começou a se regozijar sobre o reconhecimento da inteligência de sua esposa.
Dessa historia,  podemos dizer que a mulher tem tanto conhecimento como o homem de Ifá, não fazendo a diferença o uso do Òpelé ou dos ikins. Ao invés da mulher ser chamada de babaláwo, ela deve ser chamada se Ìyánifá. Uma mulher que é esposa de um babaláwo mas não tem o conhecimento , é chamada de Àpétébí. A única diferença é que essa mulher não conhece os Òdus, mas alguns homens iniciados também não conhecem os Odús. Toda essa conjuntura é usada para saber se a mulher tem ou não permissão para conhecer Odú.
espero que esta historia,posa dirar algumas duvidas,se a mulher pode ou não jogar,opele,ikin.O que vi na Nigeria que as Iyanifa,joga,inicia,faz ebo opo,só não ve igbadu
.Na proxima postagem irei falar um pouco mais sobre as mulher dentro do culto de ifa,e tambem falar o porque mulher não pode ve odu.
Aboru Boye

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