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segunda-feira, 4 de abril de 2011

APRENDENDO IFA

Grande esforço e sacrifício para ser um grande sacerdote de  Ifá
Antes de ser um sacerdote de Ifá , você tem que se sacrificar muito. O Odú seguinte ilustra isso:
ÒTÚÁ-ORÍIRE:
ísè tómóde kekere fi ´n kofa
Tó bá dàgbà tán,a jòsìn,a jayé Ifá gbindin gbindin bí ení tí ´n láyin
A dífá fún òtúá tí ó towó bokó léèbó
Mo towó bokò mo sinmi
ìgbà òtúá towó bokó léèbó
Mo towó bokò mo sinmi.
tradução:
Òtùà-Oríire
O aprendiz que aprender sobre ifá com determinação,
Depois de adquirir conhecimento, se tornara um homem bastante confortável com a sua vida
Foi lançado Ifá para Òtuà que possuiu um veiculo na ilha dos homens brancos
Eu possuo esse veiculo e terei conforto
Quando Òtùà possuiu o veiculo na ilha dos homens brancos
Ele possuiu o veiculo e teve conforto
O treino de um sacerdote de Ifá
Em relação ao aprendizado , cada pode decidir se sera o não mais dedicado e disciplinado. O treino pode começar em qualquer idade e  na maia idade as pessoas estão no meio do aprendizado. Em muitos casos os aprendizes vivem com seus mestres , ajudando nos trabalhos domésticos ou cuidando das daninhas de suas fazendas. Algunsdos aprendizes mais velhos que tem esposas e filhos preferem retornapara sua família a noite.
ervas
A primeira parte do treinamento  é o treinamento com o . O treinamento é para ensinar os nomes e as caídas de OduElte encorajara a manipular os instrumentos você mesmo e ajudara você a gravar tudo que aprendeu com seu mestre. Quando o aprendiz completa essa parte da educação, ele vai fazer sacrifícios e passar por um ritual conhecido como Sísí-Òpèlè-Já (cerimonia que marca o fim do aprendizado). Depois ele começa a  treinar o Ìgbógbígbà aprendendo como fazer perguntas com o Òpele. Com  o Òpéléele pode fazer perguntas e obter respostas.
Òpélé
O aprendiz começa seu treinamento utilizando o ikin para adivinhação. Outras coisas essenciais são , dídá-owó (como se adivinhar com o ikin), òntè-alè (como se mostra o odu), ìka ebo (como se pescreve e se realiza o sacrifício).
O próximo passo do treinamento é um sistemático aprendizado e memorização dos versos de Ifá começando pelo primeiro odu. Quando aprender os versos de escreva ou grave os versos de forma que possam ser reproduzidos em ordem. Quando tiver que interpretar uma mensagem de Olódùmarè  deve fazer da forma que seu guia espiritual ensinou e da forma que você aprendeu.
Ifá, não
Você não pode se referir  a esse livro  ou essa fita-cassete . Você não quer que seu cliente veja que você recorre a livros e fitas para interpretar as mensagens de Ifá.
Já foi mencionado que a iniciação pode ser intermediaria ou completa . mas isso não faz um Babaláwo. Somente muito estudo e pratica pode fazer um Babaláwo. A iniciação pode qualificar você como um seguidor dos ensinamentos de Ifá, mas não é necessário ser um Babaláwo para interpretar as mensagens sagradas de Ifá e para fazer os necessários ebòs. Mesmo se  você estudar muito sobre Ifá se não for iniciado ,você não pode  ser chamado de Babaláwo por seu conhecimento. Eu seu que alguns Babaláwo mas não são iniciados por causa de problemas financeiros. A pessoa que passou pela iniciação mas não estudou também não pode ser considerado superior aquele  que estudou porem não passou pela iniciação.
Hoje eu escuto falar muito,sobre odu de babalawo,mas o que eu vi na Nigeria,que basta vc querer aprender ifa e se dedicar,que vc se tornara um grande babalawo.
Aboru,boye

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